29 de janeiro de 2008

Maria Lira em tempos de chuva

Domingo à noite. Lagoa do Nado. Chegamos para ver o espetáculo "Maria Lira" com o Coral Trovadores do Vale em Araçuaí. Tapetes feitos com serragem e esteiras aguardam o público. Sentada naquele espaço, contemplo as árvores mais do que verdes e pareço estar em sonho profundo. O espetáculo, que retrata a vida da artista Maria Lira (que compareceu à apresentação juntamente com Frei Chico), ganha pela simplicidade e singeleza.
O sotaque dos artistas do vale e seus rostos "feitos de barro" já são dois pontos que nos chamam a atenção. A atriz-cantante Lenita Luiz que interpreta Maria Lira sabe lidar com as palavras de uma forma tão bela... que às vezes parece que ela realmente viveu todas aquelas histórias. Uma das canções mais lindas que conheço "Tirana da Rosa" , que é uma preciosidade do Vale é interpretada pelos atores que também compartilham de suas histórias com o público. É tão bom ver quando há verdade na cena! Quando os atores ou simplesmente as pessoas acreditam naquilo que fazem, que falam, que olham nos olhos das pessoas que vieram assistir.
A montagem, que dura aproximadamente uma hora, nos pega pela sua história, conhecer a dura realidade desses moradores do Vale ao mesmo tempo em que mostram toda a força da sua arte.
A todos do Coral Trovadores, fica o sentimento de felicidade por ter compartilhado do seu trabalho e da sua poesia em cena. Que eles possam estar conosco mais e mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário