Gente, não sei porque, mas agora me deu vontade de falar sobre o treinamento.
Aos atores me desculpem a grosseria em algumas palavras, mas a meiguice não é o meu forte.
Beijos carinhosos a todos os batalhadores da cena!
Então...
Uma coisa que nós atores nos deparamos a todo momento em sala de ensaio é sobre o treinamento em si. Qual o melhor método, a melhor forma de disponibilizar meu corpo para o trabalho da cena? E, principalmente, de que forma podemos nos precaver de hematomas e otras cositas não muito interessantes que sempre ocorrem com grande parte dos atores?
Temos muitos mestres espalhados pelo mundo: o grande Stanislávski, Grotówski, Brecht, Artaud... todos com o seu legado incontestável para o universo do teatro. Pessoas que realmente dedicaram suas vidas à arte e propuseram o teatro como uma área do conhecimento como as demais.
Porém, eu não suporto quando chega alguém querendo trabalhar dentro dessas metodologias (criadas tão longe de nós brasileiros...) como se fossem as grandes verdades da vida!
Para mim, o treinamento físico existe para potencializar as minhas energias e, principalmente, me resguardar respeitando a fisiologia da minha voz, o meu corpo... já que cada corpo encontra uma melhor forma de se aquecer.
Vejo muitos atores por aí, adorantes do teatro físico, amantes de Grotowski com sérios problemas vocais, tendinites a mil e aí me pergunto: no que o treinamento "ao pé da letra" auxiliou esse ser humano?
Bem, treinamento é uma ferramenta muito importante do ator, acredito piamente nisso e sou uma defensora desde que respeite a nossa fisiologia. Assim como a técnica nos auxilia , mas, ela solitária, apenas a "casca" não ajuda em nada ao ator mostrar seu grande trunfo: a verdade do que está fazendo de "mentirinha" na cena....
Nenhum comentário:
Postar um comentário